terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Estudo de Mercado

Itália é um dos destinos mais procurado devido às diferentes condições que oferece.

CULTURA - É um dos paises que mais influência teve e tem na cultura Europeia e Mundial, em todas as áreas da arte e cultura.
É o local de nascimento de diversos movimentos artisticos e intelectuais que se espalharam pela Europa e pelo mundo, como o Renascimento e o Barroco.
A contribuição italiana para a arte e cultura surge das obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Botticelli, Fra Angelico, Tintoretto, Caravaggio, Bernini, Ticiano e Rafael, entre outros.
Além da pintura, escultura e arquitectura as contribuições de Itália para a literatura, ciência e música são indiscutíveis.
Engloba ainda o programa Erasmus que serve para encorajar e apoiar a mobilidade académica de estudantes e professores do ensino superior dentro da União Europeia nos paises do Espaço Económico Europeu.

RELIGIÃO - A sede mundial da igreja católica situa-se em Roma , no Vaticano, um estado religioso independente , encravado em território italiano e que tem como representante a figura do Papa.

ECONOMIA - O turismo é muito importante para a economia italiana com mais de 37 milhões de turistas por ano. Itália é classificada como o quinto principal destino do mundo.
As principais exportações de Itália são automóveis (Grupo Fiat, Aprilia, Ducati, Piaggio), produtos quimicos, petroquimicos (Eni), electricidade (Enel, Edison), electrodomésticos
Merloni, Candy), tecnologia aeroespacial (Alenia, Agusta, Finmeccania) e de defesa, armas de fogo (Beretta) e, moda (Armani, Valentino, Versage, Dolce & Gabbana, Roberto Cavalli, Benetton, Prada, Luxottica), alimentos (Ferrero, Barilla, Martini & Rossi, Campari e Parmalate), veiculos de luxo ( Ferrari, Maserati, Lamborghini, Pagani) e iates (Ferretti, Azimut).

CLIMA - O clima varia de região para região desde o clima continental ao clima mediterrânico.

GASTRONOMIA - Tem uma gastronomia versátil, sofisticada ou simples. Cada região italiana possui a sua cozinha própria com o sabor e ingredientes particulares. Podemos encontrar não só os famosos pratos de spaghetti e pizzas como outros pratos variados. Inclui ainda salames, queijos, vinhos, doces, etc.

Em Portugal todas as agências de viagens vendem o produto Itália. Somente o operador turístico GSVT está mais focalizado para o mesmo destino mas também oferece como produto os países do Báltico.
A nível de estatística mundial em Outubro de 2008 Itália ocupou o 5º. lugar com 5, 4% do total de estrangeiros, com cerca de 349 mil hóspedes.

A TAP desde 15 de Setembro de 2007 aumentou para 12 voos por dia entre Portugal e Itália, data em que além de inaugurar as ligações entre o Porto e Roma reforçou a oferta de Lisboa para a capital Italiana, com as quais atingiu nesse ano um aumento do número de passageiros nestas rotas em 27%.
As novas ligações, tanto do Porto como de Lisboa serão diárias para Roma anunciou a TAP em comunicado, no qual indica que nos primeiros sete meses do ano de 2007 transportou 321.013 passageiros nas rotas de Itália, mais 23,6% ou mais cerca de 61,2 mil que no periodo homólogo de 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário